quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Morangos!

No Carnaval de 2012, junto com as cebolinhas de que falei na postagem anterior, plantei morangos! Achei linda a ideia de ter moranguinhos frescos e orgânicos na sacada, mas o início foi ainda mais difícil que com as cebolinhas.

Plantei as sementes, controlei a umidade da terra e a iluminação diariamente, mas as mudinhas demoraram um tempão para aparecer, mais de 15 dias. Quando eu já estava quase desistindo, começaram a brotar duas pequenas folhinhas.
  Depois de uma semana apareceram mais duas, já recortadas como as folhas do morango.



Como eu não sabia quantas iriam brotar, fiz a besteira de encher a terra de sementes. Para minha surpresa, brotaram quase todas, mas com o pouco espaço algumas foram morrendo ainda pequenas. Quando ficaram um pouco maiores, com cerca de 5cm de altura, separei as mudas. Como eu tinha lido que as folhas do morango apodrecem em contato com a terra úmida, resolvi colocar casca de pinus na superfície. Assim protegia as folhas e também impedia a umidade da terra de evaporar, ajudando as plantinhas a passar pelo inverno quente e extremamente seco daqui.

 Mas não foi com o ar seco que elas sofreram, e sim com os ácaros. Que tristeza, eles foram amarelando e secando as folhas, vários pés se morreram. 
Fiquei muito chateada, mas continuei firme quanto a manter minha horta orgânica, nada de venenos!


  
 Busquei defensivos alternativos e encontrei várias receitas. Primeiro borrifei água com farinha nas folhas, e ajudou. Simples, né? A água evapora e fica só a farinha, resultado: os ácaros caem! Nem cheguei a aplicar pela segunda vez, optei por borrifar água com leite

Não sei bem o princípio dessa solução, mas acredito que tenha alguma relação com o cálcio. As folhas realmente ficaram mais fortes, bonitas e, consequentemente, menos sujeitas ao ataque de pragas em geral. Funcionou! Depois de oito meses, surgiram as primeiras flores nos morangos.  



Acima estão os mini moranguinhos, após oito meses de espera. São a coisa mais linda! Os pés estão muito saudáveis, inclusive logo vou transplantá-los para outro lugar, eles já encheram os vasos, estão precisando de mais espaço. Hoje vi uma ideia linda, que me parece muito interessante, assim as folhas não ficam em contato com a terra úmida.

 http://www.latimes.com/features/home/la-hm-garden-up-vertical-gardening,0,4347698.photogallery

3 comentários:

  1. Oi boa noite, E o que vc usa na adubação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cesar,
      eu tenho uma composteira/minhocário, e uso o composto que vou tirando de lá mesmo.
      Antes do minhocário eu usava esterco, eles adoram!

      Excluir